top of page
Search
Writer's pictureMahezer Carvalho

O custo do pessimismo

Updated: Jul 11, 2021

Especialmente em ambientes de grande estresse como em uma equipe de desenvolvimento, com clientes e superiores pressionando a equipe diariamente, a única coisa que um desenvolvedor não precisa é de mais stress. Mesmo para pessoas que possuem um bom nível de inteligência emocional, alguém dizendo "isso não vai funcionar" a cada nova ideia ou tentativa é o mesmo que ficar jogando legos em uma pista de atletismo. Provar que o colega está errado raramente é o suficiente para aliviar a pressão e estresse que foi causado quando a frase foi lançada no ar.


O esperado da conclusão dessas situações, é que tudo voltasse ao normal, e que a vida seguisse em frente. Mas este é raramente o caso. Muito normalmente, a ansiedade, tensão e desconforto da situação se arrasta durante o dia todo, especialmente para o "desafiado".


Logo, não existe uma opção em que haja lucro saindo desta situação. É simplesmente perder ou perder.

Além disso, ao anunciar o fracasso da proposta, não apenas o pessimista está criando tensão e ansiedade, como também está deixando claro de que não está interessado em ajudar a resolver o problema, e neste caso, ele nem deveria estar envolvido na situação em primeiro lugar.


Lentamente estas pequenas intrigas vão minando a sensação de segurança para experimentação que qualquer equipe de desenvolvimento interessada em inovar precisa, e isso é ainda pior se este colega e o chefe são a mesma pessoa.


Isso não significa que devemos sair abraçando qualquer hype ou modinha sem nos preocupar com a viabilidade ou aplicabilidade do experimento no contexto da equipe. Isso não significa que qualquer pessoa que se oponha à uma nova ideia seja esse pessimista que estamos abordando. Isso não significa que sair fazendo um monte de projetos "cool" sem agregar valor nenhum para a empresa.


Da mesma maneira que uma pessoa que vive jogando frases negativas no ar é cansativo, um desenvolvedor que vive "na hora do recreio", e insiste em implementar novas ideias sem nenhum filtro do que é pertinente para a equipe também cansa. Além de nunca conseguir terminar nenhuma iniciativa, este desenvolvedor faz com que outros desenvolvedores percam o foco em suas pesquisas pessoais e tenta transformar o time em seu departamento de experimentação pessoal.


Também é importante ressaltar que nem todo pessimismo é ruim. O pessimismo é uma ótima ferramenta para manter nossos pés no chão, mesmo durante uma sessão de brainstorming, por exemplo. Em quase todas as situações é necessário um "advogado do diabo" que nos ajude a colocar novas ideias à prova, e ter certeza do que estamos fazendo.


O pessimismo se torna um problema quando a argumentação é ignorante.

A argumentação ignorante é aquela que só expressa um problema, enquanto o objetivo é resolver o problema. Somente dizer que algo vai dar errado não ajuda em nada, e a solução com certeza não está em dizer que há um problema. Se você realmente sabe por que está errado ou por quê não vai funcionar, você provavelmente tem mais a dizer que simplesmente "hm, acho que não vai funcionar".


Se você não entende por quê está estranho ou por que pensa que vai dar errado, não diga nada. Isso pode ser simplesmente insegurança e vai passar depois. Caso você tenha certeza que não é uma insegurança, exponha a sua preocupação!


Dar o sinal de alerta quando o time está disparando em direção ao precipício não é ser um pessimista ignorante. É ser alguém com a cabeça no lugar. Se você pode criar perguntas que façam sentido e não consegue responde-las, algo está mal explicado ou há algum furo no plano. Tente fazer isso de maneira respeitosa, deixando claro que certas coisas não estão claras para você ou que você quer garantir que estejam para todo mundo.


Caso o problema seja inevitável, faça uma POC(Prova de conceito, do inglês Proof of Concept)! Crie provas do que está na sua mente através de demonstração, ou traga evidências que você encontrar através de pesquisas.


O simples fato de possuir informações que invalidem a hipótese de solução já é um indício que você não é um pessimista ignorante. Mas comprometa-se a utilizar estas informações para auxiliar a criar uma nova hipótese.


Como lidar com um pessimista ?


Dê feedback, compartilhe este artigo, mostre como esse comportamento não está melhorando em nada situação. Isso também se aplica a relações fora do ambiente de trabalho. É comum ter um parente tóxico que vive estragando encontros que deveriam ser agradáveis e amistosos.


Faça do mundo um lugar com menos pessismistas ignorantes. O mundo agradece!

16 views0 comments

Comments


bottom of page